Possíveis problemas médicos relacionados ao mieloma

O mieloma múltiplo pode afetar os ossos, os glóbulos vermelhos e os rins. Também pode afetar a resposta imunológica. A resposta imunológica comprometida pode levar a infecções repetidas ou às vezes graves. Nesta seção, aprenda mais sobre as possíveis condições médicas relacionadas ao mieloma múltiplo.

Possíveis problemas urgentes no diagnóstico

Alguns pacientes apresentam problemas urgentes no momento do diagnóstico. Esses problemas precisam de atenção médica antes do início da terapia sistêmica para o mieloma.  

Exemplos de problemas médicos de emergência:

  • fraturas por compressão vertebral
  • danos aos nervos da medula espinhal
  • infecções
  • falência renal
  • alto nível de cálcio no sangue

Mais detalhes sobre problemas urgentes no diagnóstico

  • Pacientes com mieloma podem apresentar fraturas por compressão vertebral dolorosas. Essas fraturas acontecem quando o mieloma afeta os ossos da coluna (as vértebras). A medula espinhal passa pelas vértebras.
  • Tumores de mieloma (plasmocitomas) podem crescer nas vértebras. Esses tumores podem pressionar os nervos espinhais. Se isso ocorrer, a compressão dos nervos motores pode causar paralisia.
  • A hipercalcemia é um alto nível de cálcio no sangue. Pacientes com mieloma podem apresentar essa condição quando os ossos se quebram e liberam cálcio.
    • Tanto a hipercalcemia como os níveis elevados de proteína monoclonal no sangue podem afetar os rins. Como resultado, os pacientes com mieloma podem ter insuficiência renal.
    • O mieloma múltiplo prejudica a resposta imunológica, às vezes resultando em infecções graves. (Veja a publicação da IMF Entendendo  Sistema Imunológico no Mieloma.)

Efeitos na Medula Óssea

  • Todas as células sanguíneas – glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas – são produzidas na medula óssea. Quando o mieloma cresce na medula óssea, o corpo produz menos células sanguíneas. A anemia, um baixo nível de glóbulos vermelhos, é um sinal precoce e comum de mieloma múltiplo.
  • As células da medula óssea saudável mantêm nossos esqueletos. Eles fazem isso por meio de um processo contínuo e equilibrado de quebra e formação de ossos. As células de mieloma múltiplo na medula óssea fazem o seguinte:
    1. estimular as células que quebram o osso (osteoclastos)
    2. suprimir células que constroem novos ossos (osteoblastos).

Podem ocorrer dores ósseas, fraturas e liberação de cálcio dos ossos para o sangue.

Efeitos fora da medula óssea

As células do mieloma secretam proteína monoclonal no sangue. A presença desta proteína M no sangue pode causar danos aos tecidos em locais distantes. O acúmulo de proteína monoclonal nos túbulos renais pode causar danos aos rins.

  • A proteína monoclonal também pode interferir na coagulação do sangue e / ou circulação.
  • A proteína monoclonal pode afetar o tecido nervoso e causar neuropatia periférica: dormência, formigamento ou dor nas mãos e pés.

Critério CRAB: Problemas Médicos Relacionados ao Mieloma

Efeitos do aumento de células de mieloma na medula óssea

Critério CRAB
CausaImpacto no Paciente
C – Aumento do cálcio no sangueLiberação de cálcio dos ossos danificados na corrente sanguínea.– Confusão mental
– Desidratação
– Constipação
– Fadiga
– Fraqueza
– Danos aos rins
R -Problemas renais – dano renalProteínas monoclonais anormais produzidas pelas células do mieloma são liberadas na corrente sanguínea e podem passar para a urina e causar dano renal.

Altos níveis de cálcio sanguíneo, infecções e outros fatores também podem causar ou aumentar a gravidade do dano renal.
– Circulação lenta
– Fadiga
– Confusão mental
A – AnemiaDecréscimo no número e atividade de células produtoras de eritrócitos na medula óssea.– Fadiga
– Fraqueza
B – Dano ósseo

– Afinamento (osteoporose); ou
– Áreas de dano mais grave (chamado de lesões líticas), fratura ou colapso de uma vértebra
As células do mieloma ativam os osteoclastos, que destroem o osso, e bloqueiam os osteoblastos, que normalmente reparam o osso danificado.– Dor óssea
– Inchaço ósseo
– Dano do nervo ou da coluna vertebral
– Fratura ou colapso de um osso
Tipos adicionais de disfunção do órgãoEfeitos locais ou sistêmicos do mieloma, diferentes de características CRAB,– Neuropatia
– Infecções recorrentes
– Problemas hemorrágicos
– Outros problemas individuais
Função imunológica anormalAs células do mieloma reduzem o número e a atividade de plasmócitos normais capazes de produzir anticorpos contra a infecção.– Susceptibilidade à infecções
– Recuperação tardia da infecção.

Qual é o próximo assunto?

Quais testes você precisa?

Para pacientes com mieloma, os testes são usados para diagnosticar sua doença, descobrir o tipo de mieloma que você tem, estadiar a doença e monitorar sua resposta ao tratamento.

Close Bitnami banner
Bitnami