Os exames de sangue são feitos rotineiramente no momento do diagnóstico e durante o curso da doença. Esses testes avaliam:
- resposta ao tratamento
- efeitos colaterais
- sinais de possível recaída
O hemograma completo avalia:
- a presença ou ausência de contagem baixa de glóbulos vermelhos (anemia)
- contagem baixa de glóbulos brancos (leucopenia)
- baixa contagem de plaquetas (trombocitopenia)
Hemograma Completo
O hemograma é um teste básico feito durante cada check-up médico. É um dos exames de sangue mais importantes para diagnosticar e monitorar pacientes com mieloma.
Um exame de sangue de rotina pode identificar um caso de:
- mieloma múltiplo
- mieloma múltiplo indolente
- gamopatia monoclonal de significado indeterminado (GMSI)
O hemograma quantifica todas as células que constituem as partes sólidas do sangue. A parte líquida do sangue que é incolor é chamada de soro. As células sanguíneas estão suspensas no soro.
Os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e células de coagulação do sangue chamadas plaquetas são todos produzidos na medula óssea. O mieloma cresce na medula óssea. O próprio mieloma múltiplo, assim como seus vários tratamentos, afetam a capacidade de novas células sanguíneas crescerem na medula óssea.
Sua equipe de saúde observará seu hemograma completo durante todo o tratamento. Eles irão garantir que a contagem de suas células sanguíneas não diminua a níveis perigosos. Às vezes, os pacientes devem fazer um hemograma completo todas as semanas para garantir que um determinado tratamento não esteja afetando um ou mais tipos de células.