Mieloma Múltiplo
Mieloma Múltiplo

O que é Mieloma Múltiplo?

Um câncer dos plasmócitos da medula óssea

O Mieloma Múltiplo é um câncer dos plasmócitos da medula óssea. Os plasmócitos produzem anticorpos contra agentes infecciosos como vírus e bactérias.

Como o Mieloma Múltiplo afeta o corpo?

O Mieloma Múltiplo afeta as partes onde a medula óssea é ativa no adulto. Os locais mais comuns são: ossos da coluna vertebral, crânio, pélvis, caixa torácica e áreas ao redor dos ombros e quadris. Leia mais sobre como esta doença impacta cada parte do corpo a seguir:

Ossos

A presença de células de mieloma na medula óssea promove quebra óssea e evita a produção de células ósseas, aumentando o risco de fraturas. O subproduto quebra óssea é o cálcio liberado no sangue (ou hipercalcemia).

Sangue

Novos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas são produzidos na medula óssea. O Mieloma Múltiplo na medula óssea provoca disfunção na produção destas células sanguíneas. Como resultado, o paciente de mieloma pode desenvolver anemia (baixa contagem de glóbulos vermelhos) ficando mais suscetível à infecções, baixa contagem de glóbulos brancos (neutropenia), e/ou baixa contagem de plaquetas (trombocitopenia) com um aumento na incidência de hemorragia.

Rins

Problema renal é uma séria complicação do Mieloma que ocorre em 20-25% de novos pacientes diagnosticados e em até 50% dos pacientes com Mieloma ativo durante o tratamento da doença. O comprometimento dos rins está ligado ao efeito tóxico das proteínas monoclonais derivadas das células de mieloma, hipercalcemia ou infecções.

Sistema imunológico

O mieloma suprime a resposta imunológica como um todo, reduzindo o número de anticorpos (imunoglobulinas) e afetando todas as células que poderiam coordenar ataques a quaisquer agentes infecciosos anormais e/ou células.

Etapas da Doença

Quando a doença é descoberta, há muito para aprender e para ficar atento:

Diagnóstico

É importante que o mieloma múltiplo seja diagnosticado tão cedo quanto possível para reduzir as potenciais complicações advindas do avanço do Mieloma. O mieloma pode avançar lentamente ou de forma mais agressiva. Um especialista em mieloma é o ideal para determinar a melhor abordagem para seu tipo de mieloma.

Buscando Apoio

Conectar-se com pessoas que enfrentam os mesmos desafios é primordial. A International Myeloma Foundation Latin America mantém uma rede de grupos de apoio. Entre em contato e encontre a rede mais próxima de você.

Testes

Apenas um teste não conta toda a história sobre o status do paciente. Os exames em conjunto dão uma visão mais completa e reflete muito melhor o status do paciente quando visualizado ao longo do tempo.

Estadiamento

Quando o mieloma múltiplo é diagnosticado, o estágio da doença varia de paciente para paciente. O estadiamento pode ser feito pela correlação entre a quantidade de mieloma e o dano que ele causou, de acordo com o prognóstico e sobrevida esperada.

Tratamento

O tratamento é recomendado para pacientes cujo mieloma esteja ativo e sintomático. É aconselhável um acompanhamento quando o mieloma é assintomático. Iniciar ou não o tratamento é uma das decisões mais importantes.

Complicações

Mieloma múltiplo provoca impactos físicos e emocionais, mas há opções para gerenciar estas complicações e efeitos colaterais no decorrer do tratamento.

Vivendo Bem

O trabalho que fizemos nas últimas décadas tem melhorado muito a qualidade de vida dos pacientes de mieloma múltiplo. Nós podemos ajudar a entender e melhorar o bem-estar do paciente de mieloma.

VOCÊ FOI DIAGNOSTICADO?

PUBLICAÇÕES

TESTES E ESTADIAMENTO

TRATAMENTOS

Caraterísticas das Células Plasmáticas de Mieloma Múltiplo

Mieloma é um câncer dos plasmócitos na medula óssea. As células plasmáticas malignas, ou células de Mieloma, se acumulam na medula óssea.

Plasmocitomas são tumores compostos por células plasmáticas, que podem crescer dentro do osso (intramedular) ou fora do osso (extramedular). Quando há múltiplos plasmocitomas dentro ou fora do osso, esta condição também é chamada mieloma múltiplo. Quando pacientes com Mieloma têm a doença fora da medula óssea é chamada “doença extramedular” (EMD).

Entendendo a Linguagem do Mieloma

Aprenda mais sobre os termos frequentemente utilizados.

Acesse aqui [+] o Glossário do Mieloma

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist