O Principal Projeto da IMF na Busca pela Cura
A Iniciativa de Pesquisa Cisne Negro (Black Swan Research Initiative® – BSRI *) foi estabelecida após uma reunião de brainstorming científica ligada ao Seminário IMWG realizado em Amsterdã em 2012. A reunião ocorreu em uma casa de barcos remota para garantir a privacidade e um excelente foco na tarefa em mãos! A pergunta feita à equipe de brainstorming foi “Como podemos curar o mieloma?” A resposta: “Estabelecer um novo projeto de pesquisa focado em encontrar a cura e prevenir o mieloma em primeiro lugar.”
A principal recomendação foi estabelecer e padronizar métodos para avaliação dos níveis mais baixos de mieloma após o melhor tratamento – o chamado teste de Doença Residual Mínima (MRD **). O teste de MRD preciso, sensível e reproduzível é essencial para monitorar adequadamente os melhores tratamentos para avaliar se a cura está sendo alcançada ou não. E assim começou a Black Swan Research Initiative® – o ambicioso plano para financiar e estabelecer pesquisas para alcançar a cura.
*BSRI – Black Swan Research Initiative® (Iniciativa de Pesquisa Cisne Negro)
**O termo Doença Residual Mínima (DRM), em oncologia, corresponde ao número de células neoplásicas detectáveis durante ou após o tratamento de determinada doença. Este número (ou percentual) possui relevância pois sabe-se que pacientes com níveis elevados de DRM possuem maior chance de recaída da doença.