Black Swan Research Initiative®
Black Swan Research Initiative®

O Principal Projeto da IMF na Busca pela Cura

A Iniciativa de Pesquisa Cisne Negro (Black Swan Research Initiative® – BSRI *) foi estabelecida após uma reunião de brainstorming científica ligada ao Seminário IMWG realizado em Amsterdã em 2012. A reunião ocorreu em uma casa de barcos remota para garantir a privacidade e um excelente foco na tarefa em mãos! A pergunta feita à equipe de brainstorming foi “Como podemos curar o mieloma?” A resposta: “Estabelecer um novo projeto de pesquisa focado em encontrar a cura e prevenir o mieloma em primeiro lugar.”

A principal recomendação foi estabelecer e padronizar métodos para avaliação dos níveis mais baixos de mieloma após o melhor tratamento – o chamado teste de Doença Residual Mínima (MRD **). O teste de MRD preciso, sensível e reproduzível é essencial para monitorar adequadamente os melhores tratamentos para avaliar se a cura está sendo alcançada ou não. E assim começou a Black Swan Research Initiative® – o ambicioso plano para financiar e estabelecer pesquisas para alcançar a cura.
*BSRI – Black Swan Research Initiative® (Iniciativa de Pesquisa Cisne Negro)

**O termo Doença Residual Mínima (DRM), em oncologia, corresponde ao número de células neoplásicas detectáveis durante ou após o tratamento de determinada doença. Este número (ou percentual) possui relevância pois sabe-se que pacientes com níveis elevados de DRM possuem maior chance de recaída da doença.

Porque “Cisne Negro” (“Black Swan”)?

Para alcançar a cura, é claro que precisávamos “pensar fora da caixa” e manter a mente aberta para todas as vias de pesquisa. Um exemplo notável de manter a mente aberta é o pensamento sobre “Qual é a cor de um cisne?

No mundo ocidental em desenvolvimento, os cisnes eram BRANCOS. Então, de repente, em 1697, navegando pelo rio Swan (ou Swanee) na Austrália Ocidental, CISNES NEGROS foram vistos – algo que ninguém imaginou ser possível. Definitivamente, uma grande surpresa!

Acontece que os cisnes ocorrem em todo o mundo em uma variedade de cores, mas o preto é o mais impressionante. Um Evento Cisne Negro é uma metáfora para um evento inesperado que pode ter um grande impacto. A equipe de pesquisa então decidiu que o nome Black Swan (Cisne Negro) capturaria a intenção de abrir nossas mentes para TODAS as descobertas de pesquisa potencialmente importantes e capitalizar em TODAS as oportunidades – inesperadas ou não. Essas oportunidades podem ter um grande impacto na busca pela cura.

Sem dúvida, a maior surpresa que queremos descobrir como equipe BSRI é a cura do mieloma em nossas vidas e a capacidade de restaurar os pacientes com mieloma a um estilo de vida normal e saudável, livre de câncer.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist