Os Cinco Perigos:
1. Corante Vermelho
Está incluído em mais de 3.000 produtos alimentícios. Ele causa câncer em animais. No entanto, ainda está sendo usado em produtos alimentícios, desde cerejas a doces com sabor de cereja, glacê e shakes.
2. Dióxido de Titânio
O dióxido de titânio atua como agente branqueador e antiaglomerante em milhares de alimentos, incluindo sorvete, pizza, molhos para salada e laticínios congelados. O dióxido de titânio danifica o DNA e o sistema imunológico.
3. Óleo Vegetal Bromado
O óleo vegetal bromado tem “bromo adicionado a ele e é usado em pequenas quantidades para evitar que o sabor cítrico suba em algumas bebidas”. Este aditivo é um emulsificante encontrado principalmente em sucos de frutas e refrigerantes. Grandes marcas como Coca-Cola e Pepsi recentemente pararam de usar isso em seus produtos.
4. Bromato de Potássio
O Bromato de Potássio foi classificado como “possivelmente cancerígeno para humanos” pela Agência Internacional de Pesquisa. Pode ser encontrado em produtos de panificação, como pão, biscoitos e tortilhas, e atua como um agente oxidante.
5. Propil Parabeno
É usado como conservante antimicrobiano e é usado principalmente em bolos e tortilhas, bem como em cosméticos e produtos de higiene pessoal. Há “evidências claras de desregulação endócrina em pelo menos um estudo com animais”, bem como “efeitos associados na fertilidade masculina”.
Como evitar aditivos perigosos?
COMER CORRETAMENTE, COMER SAUDÁVEL e COMER COMIDA DE VERDADE.
Além disso, evite comer alimentos processados e leia os rótulos e os ingredientes dos alimentos embalados COM MUITO CUIDADO. Recomendo optar por alimentos embalados com uma pequena lista de ingredientes e evitar aqueles que contêm ingredientes que você nem consegue pronunciar.
Embora muitos fabricantes já tenham removido voluntariamente esses ingredientes perigosos de seus produtos, ainda é altamente recomendável exercer a devida diligência e fazer uma verificação completa dos ingredientes.
Ainda existem vários produtos químicos/aditivos perigosos que não foram mencionados aqui e que ainda são motivo de grande preocupação, mas esperamos que este seja o começo.
*Conteúdo traduzido da International Myeloma Foundation – Dr. Brian G.M. Durie, Professor de Medicina, Hematologista/Oncologista e Honoree MD da Universidade de Bruxelas, Dr. Brian G.M. Durie é o presidente do conselho e diretor científico do FMI. Dr. Durie também é o presidente do International Myeloma Working Group (IMWG) – um consórcio de mais de 250 especialistas em mieloma de todo o mundo – e lidera a Black Swan Research Initiative® (BSRI) do IMF.