Você provavelmente já ouviu falar em “eletroforese de proteínas”, mas você para que ela serve? Qual a importância no diagnóstico de mieloma? Quem deve solicitar?
A International Myeloma Foundation Latin America perguntou para a Dra. Priscilla Cury, Hematologista pela Santa Casa e Médica Hematologista da Clínica São Germano.
IMF LATIN AMERICA: O que é a eletroforese de proteínas e qual a importância para o diagnóstico de mieloma múltiplo?
Dra. Priscilla Cury: A eletroforese de proteínas é um exame simples que separa as proteínas encontradas no sangue. Pode ser feito tanto no sangue quanto na urina.
Ela identifica as proteínas normais e também as anormais (também conhecida como clonais).
A eletroforese de proteínas é essencial nos exames de investigação do Mieloma Múltiplo e está alterado na grande maioria dos pacientes.
IMF LATIN AMERICA: Quando realizar o exame? Quem deve solicitar?
Dra. Priscilla Cury:A eletroforese de proteínas deveria ser incluída na rotina de exames. Inclusive, porque não é específico para Mieloma Múltiplo , ela avalia outras proteínas e pode auxiliar em muitos outros diagnósticos.
Para quem não faz esse exame de rotina, ele é mandatório para quem está investigando quadro de anemia, doença renal ou dor óssea.
IMF LATIN AMERICA: Quais resultados são considerados preocupantes?
Dra. Priscilla Cury: Qualquer exame de eletroforese de proteína alterado deve ser investigado. Procure um hematologista caso seu exame tenha um componente monoclonal. Mas não se desespere, a alteração pode variar desde uma gamopatia monoclonal de significado indeterminado(que não requer tratamento) até o Mieloma. O hematologista conseguirá fazer esta distinção e acompanhamento adequado.
Boa noite
Fui diagnosticado de MM em setembro de 2021. Graças a Deus INDOLENTE.
Não sinto absolutamente nada. Faço exames de acompanhamento trimestrais.
Bem minha história tem vários detalhes que talvez não seja o canal ideal para comentar.
O que desejo é poder interagir com pessoas sobre o assunto e também entender mais sobre a doença – parece que esta entidade favorece isso.
Então este é meu contato inicial
Muitíssimo grato
Qual o tratamento para Mieloma Múltiplos?
Quanto tempo?
Olá.
Favor entrar em contato pelo 11 98868-0315.
Atte.,
Tive fratura de costela em 2022 final do ano sem nenhum motivo, só descobri pq comecei a sentir dor e fiz um exame que mostrou e fratura do 4 arco costal. Busquei médicos mas nada descoberto. Em 2023 comecei com dor na coluna, voltei a buscar médicos e nada. Por volta de novembro as dores ficaram terríveis a ponto de me impedir de andar muito. Uma simples ida rápida ao mercado me causa enorme dor e cansaço. Emagreci em cerca de quatro meses uns cinco quilos sem motivo. Busquei cirurgião de coluna e disse que nada de alteração na coluna justificava a dor. Para buscar sobre paratormonio. Fui à endócrino e me pediu vários exames. Resultado com algumas alterações. Eritrocitos, hemoglobina e hematocritos um pouco mais altos que o normal; leucócitos é neutrófilo a também mais altos; basofilos e linfócitos mais baixos; LDH mais alto; cálcio iônico mais alto; vitamina D 7; albumina e bilirrubina direta altas; cadeia Kappa na urina alta. A endócrino pediu para procurar o hemato, o hemato pediu exame de imagem e fora a costela e alterações normais na coluna não há mais nada, que essas alterações no sangue podem acontecer. Mas minha vida está muita impactada com tanto cansaço e dor, meu cansaço acontece por movimentos que normais. As dores estão me impedindo de ir a uma compra de poucas coisas no mercado. Estou exausta com tudo isso e não sei mais o que fazer. Além do tanto que já emagreci. Qual especialidade devo procurar para me ajudar?
Olá, Ana.
Como vc está?
Sinto muito por tudo isso, entre em contato com nosso atendimento pelo 11 98868-0315, faremos tudo que estiver ao nosso alcance para ajuda-la.
Você não está sozinha!
Atte.,
Qual é a diferença de eletroforese de proteínas de alta resolução e eletroforese de proteínas?
Olá.
Favor entrar em contato pelo 11 98868-0315.
Atte.,