Farydak® é um medicamento de prescrição tomado em combinação com Velcade e dexametasona para tratar pacientes com mieloma múltiplo que já foram tratados com Velcade e um medicamento imunomodulador. Os moduladores imunológicos incluem Thalomid® (talidomida), Revlimid® (lenalidomida) e Pomalyst® (pomalidomida, conhecida na Europa como Imnovid®). Farydak é o primeiro inibidor de histona desacetilase (HDAC) aprovado para uso no tratamento de MM.
Como funciona?
Farydak interfere com a capacidade das células do mieloma de eliminar proteínas residuais e se reproduzir. Ao contrário da maioria das células saudáveis do corpo, as células do mieloma são particularmente vulneráveis ao acúmulo de proteínas residuais. Quando sobrecarregadas por proteínas residuais que não podem ser eliminadas ou recicladas, as células do mieloma morrem. Velcade também interfere na remoção de proteínas residuais nas células do mieloma. A combinação de Velcade e Farydak, potencializada pelos efeitos do poderoso esteroide dexametasona, é mais eficaz do que qualquer uma dessas drogas isoladamente.
Efeitos colaterais de Farydak, Velcade e dexametasona
Dois dos potenciais efeitos colaterais de Farydak são sérios o suficiente para justificar um “aviso em caixa” nas informações de prescrição porque são potencialmente fatais: diarreia severa toxicidades cardíacas (problemas cardíacos)
Possíveis efeitos colaterais
Diarreia
A diarreia é definida como três ou mais fezes moles por dia. É comum com Farydak e pode ser grave (definido como 7 ou mais fezes por dia que requerem tratamento com fluidos intravenosos ou hospitalização). Informe o seu médico imediatamente se você tiver cólicas estomacais, fezes moles, evacuações frequentes ou se sentir que está ficando desidratado. Sede, e urina escura, são os primeiros sintomas de desidratação.
Problemas cardíacos
Farydak pode causar problemas cardíacos graves, que podem levar à morte. Seu risco de problemas cardíacos pode aumentar se você tiver uma condição pré-existente chamada “síndrome do QT longo”, uma condição do ritmo cardíaco que pode causar batimentos cardíacos rápidos e caóticos, ou se você tiver outros problemas cardíacos.
Sangramento grave (devido à baixa contagem de plaquetas)
Farydak pode causar sangramento severo (hemorragia), que pode levar à morte. Pode demorar mais do que o normal para parar o sangramento enquanto você estiver tomando Farydak.
Fadiga
A fadiga é comumente associada ao câncer e à terapia do câncer. Aconselha-se cuidado se você estiver operando máquinas, incluindo dirigir um carro.
Náusea e vomito
No ensaio clínico que levou à sua aprovação (PANORAMA-1), os pacientes de Farydak sentiram náuseas, 6% das quais eram graves o suficiente para requerer hospitalização, enquanto 26% dos pacientes experimentaram vômitos, 7% dos quais eram graves o suficiente para requerer hospitalização ou urgência intervenção.
Edema periférico
O edema periférico é o acúmulo de líquido que causa inchaço, geralmente nos tornozelos, pés e pernas. Este inchaço é o resultado do acúmulo de líquido em excesso sob a pele nos espaços dos tecidos, ou espaços “intersticiais”. O edema periférico pode ser um efeito colateral do uso em longo prazo de medicamentos anti-inflamatórios (como o corticosteroide dexametasona), que aumentam a pressão do fluido de retenção de sódio e água e, portanto, perturbam o equilíbrio do influxo e drenagem do fluido intersticial. O edema periférico também pode resultar de muitas outras causas, incluindo imobilidade, obesidade, veias varicosas, disfunção cardíaca, renal ou hepática, distúrbios gastrointestinais, medicamentos para diabetes, como insulina e pioglitazona, e anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), tais como ibuprofeno e naproxeno. Geralmente, o edema periférico afeta ambas as pernas, tornozelos e / ou pés. Se você tiver inchaço em apenas uma perna, deve informar a sua equipe de saúde imediatamente, pois pode sinalizar a presença de um coágulo sanguíneo.
Redução de apetite
Existem muitas causas para a perda de apetite durante o tratamento com FVD, incluindo outros efeitos colaterais do tratamento, como diarreia e náuseas. A falta de exercícios, ansiedade, depressão e dor também podem contribuir para o problema. Uma boa comunicação com os membros da sua equipe de saúde os ajudará a entender como você está se sentindo física e mentalmente e ajudará a determinar a fonte de sua perda de apetite.
Febre
A febre pode ser o sinal de uma infecção bacteriana ou viral, uma reação adversa a um medicamento ou, em casos raros, uma recidiva agressiva do mieloma. Uma vez que a febre pode ser um sinal de uma condição com risco de vida, você deve relatar o problema ao seu médico imediatamente.
Contagem baixa de glóbulos brancos
Os glóbulos brancos constituem o sistema imunológico, a defesa do corpo contra infecções. Quando a contagem de leucócitos é baixa, as defesas normais do corpo contra infecções virais, bacterianas e fúngicas são reduzidas. Tanto o Farydak quanto o Velcade podem diminuir a contagem de leucócitos, enquanto a dexametasona impede que os glóbulos brancos restantes cheguem aos locais dos tecidos infectados. Cada um desses medicamentos pode contribuir para um maior risco de infecção. A adição de Farydak ao Velcade e dexametasona causou quase duas vezes mais redução na contagem de leucócitos no ensaio PANORAMA-1 do que ocorreu no braço de controle do estudo.
Contagem baixa de glóbulos vermelhos (anemia)
Os glóbulos vermelhos (RBCs) contêm hemoglobina, uma proteína que contém ferro e transporta oxigênio dos pulmões para os órgãos e tecidos do corpo. Quando um paciente tem anemia, o resultado são baixos níveis de oxigênio no corpo, o que pode causar falta de ar, palidez e sensação de cansaço. 62% dos pacientes no braço Farydak do estudo PANORAMA-1 desenvolveram anemia, em comparação com 52% no braço placebo.
Anormalidades eletrolíticas
Eletrólitos (que incluem sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloreto e fósforo) são substâncias eletricamente carregadas no sangue e outros fluidos que estão envolvidos em funções importantes como regular a quantidade de água no corpo, a acidez do sangue, nervo e função muscular (incluindo o músculo cardíaco) e outros processos importantes. Anormalidades eletrolíticas podem ser causadas por ingestão insuficiente de líquidos ou alimentos (perda de apetite), por perda de fluidos corporais (vômitos ou diarreia) ou por doença renal (conforme evidenciado pelo aumento dos níveis de creatinina).
Aumento de creatinina
O aumento da creatinina é um sinal de que os rins não estão funcionando corretamente. A creatinina é o biproduto da degradação muscular normal e é secretada pelos rins na urina. Quando os rins estão comprometidos, a quantidade de creatinina no sangue aumenta. Os rins podem funcionar mal por causa dos depósitos da cadeia leve do mieloma nos túbulos renais, ou por causa dos efeitos do tratamento relacionados à hidratação, ou ambos. Entre as razões relacionadas ao tratamento para o aumento da creatinina estão outros efeitos colaterais, como fezes soltas e aquosas, vômitos, perda de apetite e desidratação.
Quer saber um pouco mais sobre medicamentos para o tratamento do mieloma múltiplo? Clique nos links a seguir: