Ninlaro® (ixazomibe) é um medicamento de prescrição oral usado para tratar mieloma múltiplo em combinação com os medicamentos Revlimid® (lenalidomida) e dexametasona, em pessoas que receberam pelo menos um tratamento anterior. Pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como inibidores de proteassoma.
Como funciona?
Ninlaro® (ixazomibe) é o primeiro e único inibidor de proteassoma oral. Tanto as células normais quanto as células cancerosas contêm proteassomas, complexos enzimáticos que quebram as proteínas danificadas e indesejadas em componentes menores. Esses componentes menores são então usados para criar novas proteínas exigidas pela célula. Os proteassomas podem ser considerados cruciais para a “reciclagem” de proteínas da célula. As células do mieloma são particularmente sensíveis à inibição do proteassoma. Quando o sistema de reciclagem de proteínas é desligado, as células do mieloma morrem.
Possíveis efeitos colaterais
Trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas)
A trombocitopenia é um nível reduzido de plaquetas no sangue. As plaquetas ajudam o sangue a coagular; menos plaquetas pode causar hematomas, sangramento e cicatrização mais lenta. Tanto o Ninlaro® quanto o Revlimid® podem causar queda na contagem de plaquetas. Durante o tratamento com Ninlaro®. Revlimid® e dexametasona, a contagem de plaquetas atinge seu ponto mais baixo nos dias 14-21 de cada ciclo de 28 dias, mas geralmente retorna aos valores basais no início do próximo ciclo. (Por esse motivo, não há dose de Ninlaro® durante a quarta semana de cada ciclo.)
Diarréia
A diarreia que pode ocorrer com o regime de Ninlaro®, Revlimid® e dexametasona é controlável, mas pode ser grave. Tonturas, vertigens ou desmaios podem ocorrer devido à desidratação causada por diarreia excessiva ou persistente.
Constipação
A prevenção é a chave para controlar a constipação, que é definida como ter menos de três evacuações por semana. A constipação crônica é definida como evacuações infrequentes ou passagem difícil das fezes que persiste por várias semanas ou mais. Às vezes, a constipação é o outro lado da diarreia, com os pacientes indo e vindo entre esses dois estados desconfortáveis. Converse com seus profissionais de saúde sobre estratégias para regular sua saúde intestinal.
Quer saber um pouco mais sobre medicamentos para o tratamento do mieloma múltiplo? Clique nos links a seguir: