Pomalyst® é um tratamento oral para o mieloma múltiplo, que pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como medicamentos imunomoduladores ou compostos IMiD®. Os IMiDs regulam o funcionamento do sistema imunológico.
Como é usado?
Pomalyst® é indicado, em combinação com dexametasona (Pd), para pacientes com mieloma múltiplo que receberam pelo menos duas terapias anteriores, incluindo lenalidomida e um inibidor de proteassoma e demonstraram progressão da doença em ou dentro de 60 dias após a conclusão da última terapia.
Pomalyst em outras combinações
Pomalyst também é usado em regimes com 3 drogas, para mieloma múltiplo previamente tratado, incluindo as seguintes combinações:
• Dalinvi® (daratumumabe) com Pd (ou, DPd)
• Empliciti® (elotuzumabe) com Pd (ou, EPd)
• Sarclisa® (isatuximabe-irfc) com Pd (ou, SPd)
Possíveis efeitos colaterais
Reações de hipersensibilidade
Pacientes com história prévia de sensibilidade grave à talidomida ou Revlimid® foram excluídos dos estudos com Pomalyst® e podem estar em maior risco de reações alérgicas a ele. A hipersensibilidade a medicamentos resulta da interação de um medicamento e o sistema imunológico. Os fatores de risco para reações de hipersensibilidade a medicamentos incluem idade, sexo feminino, doenças concomitantes e hipersensibilidade anterior a medicamentos relacionados. Os sintomas podem incluir dificuldade para respirar, erupção na pele, urticária, febre, inchaço, vômito ou diarreia.
Neutropenia
A neutropenia (níveis baixos do nosso tipo mais abundante de glóbulos brancos) foi o efeito colateral grave relatado com mais frequência entre os pacientes em estudos clínicos com Pomalyst®, seguido por anemia (contagem baixa de glóbulos vermelhos) e trombocitopenia (contagem baixa de plaquetas). Os glóbulos brancos constituem o sistema imunológico. Seu sistema imunológico se defende contra doenças virais e bacterianas. Portanto, ter poucos glóbulos brancos pode causar infecção. A febre é o sinal mais comum de ter poucos neutrófilos e é um sinal de que você precisa de atenção médica imediata. Outros sintomas comuns associados a uma baixa contagem de neutrófilos incluem dor de garganta e feridas na boca.
Trombose venosa profunda (TVP)
Os pacientes que recebem Pomalyst® podem desenvolver trombose venosa profunda (TVP ou coágulo sanguíneo). No ensaio clínico submetido ao FDA para aprovação do medicamento, todos os pacientes foram solicitados a receber tratamento para prevenção de coágulos sanguíneos.
A TVP é uma condição séria e potencialmente fatal. A TVP é um coágulo sanguíneo numa veia profunda das extremidades inferiores (geralmente ocorrendo na perna ou coxa e, muito ocasionalmente, no pescoço ou no braço). Um coágulo de sangue de uma TVP pode se soltar (embolizar) e chegar ao coração ou aos pulmões. Um êmbolo é muito perigoso. Se estiver tomando Pomalyst® e sentir calor, inchaço, vermelhidão, dificuldade em respirar e / ou dor nas extremidades, informe o seu médico imediatamente.
Tontura e confusão
18% dos pacientes no estudo clínico que levou à aprovação do Pomalyst® pela FDA tiveram tonturas e 12% dos pacientes tiveram alguma confusão mental. Os pacientes devem estar cientes de que esses são efeitos colaterais em potencial e devem evitar situações em que isso possa representar um risco para eles ou para os outros.
Neuropatia
No estudo clínico submetido ao FDA para aprovação do Pomalyst®, 18% dos pacientes apresentaram neuropatia (toxicidade para o tecido nervoso), aproximadamente metade da qual foi neuropatia periférica. Não houve casos de efeitos colaterais graves afetando o tecido nervoso. Os sintomas de neuropatia incluem tonturas e desmaios; os sintomas de neuropatia periférica incluem dormência, formigamento e dor nas mãos e / ou pés.
Fadiga
A sensação de cansaço incomum é um efeito colateral comum do tratamento para mieloma múltiplo (e outros tipos de câncer). Embora muitos dos pacientes em estudos clínicos com Pomalyst® se sentiam cansados, muito poucos apresentavam fadiga severa que os impedia de realizar as atividades da vida diária. Como regra geral, qualquer paciente que sofra de fadiga deve ter cuidado ao operar máquinas, incluindo automóveis.
Trombocitopenia
Os pacientes em tratamento com Pomalyst® podem sentir uma diminuição do nível das células sanguíneas chamadas trombócitos (plaquetas), que são responsáveis pela coagulação do sangue. Níveis baixos de plaquetas podem resultar em hematomas, sangramento e cicatrização mais lenta.
Anemia
Os glóbulos vermelhos contêm hemoglobina, uma proteína que contém ferro e transporta oxigênio dos pulmões para os órgãos e tecidos do corpo. Quando um paciente tem anemia, o resultado são baixos níveis de oxigênio no corpo, o que pode causar falta de ar e sensação de exaustão.
Quer saber um pouco mais sobre medicamentos para o tratamento do mieloma múltiplo? Clique nos links a seguir: